top of page

Braga: "a minha cidade"

  • Foto do escritor: patsneves
    patsneves
  • 14 de abr. de 2018
  • 6 min de leitura

Já fui duas vezes a Braga, e desde que fui a primeira vez que me apaixonei logo pela cidade e pelos momentos que vivi lá! Fica o meu conselho: vão a Braga, vale muito a pena! E quando forem tirem uns dias e fiquem lá, para visitar bem a cidade ou para usufruir dos eventos que estejam a decorrer. Quando falo de Braga, falo especificamente do centro histórico e de toda aquela zona nais central, que é linda e tem uma dinâmica e um ambiente contagiante! Desde que fui a Braga que senti que deixei um bocadinho de mim lá, confesso que já tenho saudades !


A primeira vez que lá fui foi em Outubro e voltei lá, no mesmo ano, em Dezembro, para ver as luzes de Natal, que são bastante conhecidas em Braga e é um cenário lindo de se ver, vale muito a pena ir lá na altura do Natal. Pessoalmente, acho a altura do outono/inverno uma ótima altura para lá ir, não tem aquela enchente de gente que tem no verão e sente-se aquele ambiente de outono, acolhedor e agradável, já para não falar da altura do Natal, em que a cidade fica toda enfeitada e iluminada; lá eles vivem muito o ambiente natalício. Durante a nossa estadia, passeámos muito, vistamos muito, aproveitamos para comer nalguns restaurantes que nos mais aconselharam, sim, porque a oferta é imensa!! Em cada esquina e rua, há vários restaurantes, para todos os gostos, desde petiscos, a pratos mais elaborados, masi personalizados, a pratos de comida mais típica, etc! Assim como cafés/bares; lá o ambiente à noite também é muito agradável e convidativo, nota-se que as pessoas têm o hábito de sair à rua à noite, para conviver, para passear, jantar com amigos/familiares, principalmente ao fim-de-semana! Quanto aos restaurantes, convém reservar com antecedência, porque muito facilmente ficam cheios e muito facilmente se vai ter de esperar à porta, por uma mesa livre! .


Alguns dos restaurantes/pastelarias onde fomos e que adoramos:

-"La piola" - restaurante italianao pequeno e acolhedor, com um ambiente muito agradável e decoração típica; tem vários tipos de pratos e a comida é muito boa.

-"Bira dos namorados" - um espaço diferente, mais informal, mais espaçoso, a decoração mais minimalista e original; optamos por comer os hambúrgueres, que é um dos pratos que têm bastnate saída. Estavam muito bons, vinham bem recheados e o acompanhamento também igual. Têm cerveja artesanal e várias outras bebidas, como a limonada.

-"Lakkana" - é um restaurante tailandês, qur fica meio escondido, numa rua estreita, e fica numa cada com dois pisos. O espaço, a decoração, tudo é baseado na cultura tailandesa, o ambiente e a decoração foram feitos com muito bom gosto. No piso de cima, que foi onde ficamos,tem um espaço mais personalizado e diferente. A comida é tipicamente tailandesa e muito saborosa! O preço já é mais elevado, também por ser um tipo de comida diferente, mas recomendo vivamente!

-"A Brasileira" - é um café/pastelaria emblemático de Braga, com muitos anos. Fica num edifício muito antigo, muito bonito, na Praça. Faz muito movimento, e é ótimo para ir lá tomar um café de manhã ou tomar o pequeno-almoço.

"As Tíbias de Braga" é uma pastelaria que aconselho vivamente!! Tem uma diversidade incrível e a qualidade é muito boa. É ótima para ir lanchar ou tomar um bom pequeno-almoço, também. Aqui Vende-se o famoso bolo-rei, na altura do natal, e muitas outras variações O nome vem de um doce típico de lá, que são as tíbias.

-"Spirito" - é muito conhecido,sobretudo, pelos seus cupcakes! É uma pastelaria à base de cupcakes, bolos, gelados,... é um espaço pequeno, mas tem uma esplanada grande em frente, que fica no largo S.João do Souto. Viemos aqui para lanchar, e vinhamos com muitas expectativas, já tínhamos ouvido falar várias de vezes da "Spirito", e confesso que não correspondeu às nossas expectativas. Os cupckes que comemos não eram assim tão saborosos e tinham um sabor mais artificial. Não desgostámos, mas também não adorámos! No entanto, também havia outras coisas para provar que não provamos. Fica o feedback.


Aspetos que mais gostei

Dos aspetos que mais me encantaram foi o ambiente da cidade, limpo e agradável, a dinâmica da cidade, onde fazem vários eventos, como espetáculos no teatro muitos outros,m também consoante a altura e a simpatia das pessoas! E, claro, aqueles pormenores que eu valorizo e que me apaixonam, como as ruas com os edifícios antigos recuperados, com faxadas trabalhadas, as "ruelas" e os cantos com lojas, restaurantes, etc, os cheiros e aromas e aquele sentimento de hospitalidade e até nostalgia; o cheiro a castanhas assadas e quentinhas acabadas de assar pelo senhor que está a vender castanhas na rua com um carrinho, no meio da praça; os restaurantes e bares/cafés, com um ambiente mais personalizado e com um toque mais informal e de bom gosto, já para não falar da comida! A livraria As ruas todas iluminadas à noite, os repuxos de água iluminados, o ambiente noturno, o ambiente natalício!! E podia ficar aqui a falar sobre tudo isto... Mas já chega de falar, deixo aqui a curiosidade em visitar Braga e a dica de que vale muito a pena! Sendo que uma das alturas em que mais gostei de ir lá foi no Natal, sem súvida; desde a animação de rua, à iluminação de natal,que é impressionante,aos cânticos na rua, ao ambiente que se vive, tudo isso. Só mais um aspeto curioso: é tradição na noite de natal, as pessoas saírem à rua, inclusive famílias inteiras, beber o famoso licor, a que chamam favaios, com uma banana, sendo que existe lá um café, dos mais antigos, onde vende o licor e as bananas, e que todos os anos celebra essa tradição e enche-se completamente de gente! Até existem fotografias das pessoas a comer e a beber o licor na parede, que representam vários anos e gerações. Outra das tradições é as pastelarias juntarem-se todas e fazerem um bolo-rei enorme, com metros, em que cada pastelaria faz x metros de bolo e usa a sua própria receita. À noite, montam uma banca na rua, coberta, e as pessoas saem à rua para ir comer bolo rei e receber o favaio para acompanhar. Escusado será dizer que o bolo-rei vai num instante e, por isso, as pessoas apressam-se a sair de casa para serem as primeiras a chegar.

Sítios onde fui:

-Centro histórico de Braga e arredores;

-Bom Jesus de Braga - um sítio igualmente lindo, limpo, muito agradável, com muio verde. TTambém tem muito que ver.

Alojamento

Nós ficámos, das duas vezes que lá fomos, na "Cathedral Guesthouse", porque adoramos ir lá aprimeira vez e a dona do estabelecimento, a Cristina, é muita simpática e atenciosa, correu tudo muito bem! E não, não é daqueles hostel's que têm vários beliches e que as casas de banho são partilhadas. Nada disso! O espaço é lindo, de muito bom gosto, nada de muito elaborado, tem vários pisos, onde se encontram os quartos, que são equipados com kitchenette, e tem também quartos com ligação, para o caso das pessoas que, por exemplo, viajam com um casal amigo, sendo que cada família fica num espaço diferente, apenas separado por uma porta de ligação. No último piso, o formato do quarto é um pouco diferente, quisemos reservar esse quarto mas já não conseguimos. O espaço está bem equipado, a qualidade, o ambiente, a decoração e o conforto são vários aspetos a realça, sem dúvida, já para não falar que cada quarto tem uma "portada" com uma mini varanda com vista para a rua. O hostel está muito bem localizado, fica mesmo no centro histórico, a apenas 4o metros da Sé de Braga e a 2 minutos da Praça Municipal; a relação preço-qualidade é muito boa!. No primeiro quarto onde ficamos tinhamos uma varanda que dava para o telhado, com uma vista incrível e tinha ainda uma mesinha com cadeiras para usufruir do espaço. O pequeno-almoço é muito bom, o espaço também está muito bem estruturado e decorado; não tem aquela variedade enorme de coisas, também não é um espaço miuito grande, mas é mais do que suficiente para um bom pequeno-almoço! Há sempre fruta disponível, biscoitos, café, chá e um bolo, para quando nos apetecer. Recomendo!! A guste house está muito bem classificada no booking, sendo uma das principais escolhas dos turistas e visitantes que ficam na cidade de Braga.

 
 
 

Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page